O Galpão Gamboa tem em seu DNA a troca de experiências, o contato com novos artistas, a formação de plateia e a criação de uma nova possibilidade cultural para os moradores dos bairros do entorno da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Afinal, somos vizinhos da comunidade do Morro da Providência, a mais antiga da cidade, de onde vem uma parcela bastante significativa dos frequentadores do nosso espaço.

 

Trazemos para o Comunidade em Ação, esta jovem mostra de teatro, quatro companhias oriundas das comunidades do Rio, formadas justamente por jovens artistas. Queremos fomentar o encontro de todos esses grupos com os nossos espectadores, especialmente os que estão inseridos diretamente nas comunidades. Dar voz. Debater. Mostrar suas produções artísticas.

 

Muitos jovens moradores da região acompanham nossos projetos, participam de residências artísticas, frequentam nossas aulas de teatro, dança e artes marciais. E o Comunidade em Ação chega para falar sobre eles: seus pensamentos, seus anseios e as temáticas que os movem, que os colocam em ação.

 

A partir do patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do programa de Fomento Cidade Olímpica, trouxemos para o Galpão Gamboa a Cia Marginal, o grupo os Arteiros, a Cia de Teatro Abraço da Paz e o Coletivo Bonobando, todos cheios de gás, que contribuem para diversifIcar ainda mais a nossa programação e para fazer crescer esta nova mostra.

Comunidade em Ação é um projeto que visa o olhar artístico para as comunidades do Rio de Janeiro. Suas experiências, seus cotidianos e uma reflexão sobre o que tudo isso pode fazer pelo teatro na cidade. Qual pode ser o impacto dessas ações mais localizadas para a cidade, para as escolas de artes cênicas, para a cena?

Mediador_ Jorge Freire
Gerente da Rede de Teatros da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Adriana Schneider
Diretora do espetáculo "Cidade Correria" e integrante do "Coletivo Bonobando".
Fernando Barcellos
Diretor e membro fundador do grupo "Os Arteiros".
Wallace Lino
Ator da "Cia Marginal".
Jonas França
Diretor e produtor da "Cia de Teatro Abraço da Paz".

A mostra de teatro COMUNIDADE EM AÇÃO começou no sábado, dia 06 de agosto. Teve mesa de debates com os representantes...

Publicado por Galpão Gamboa em Segunda, 8 de agosto de 2016

CIA MARGINAL em

ELES NÃO USAM TÊNIS NAIQUE

06 E 07 DE AGOSTO às 19h

Ambientado em uma favela do Rio de Janeiro, o espetáculo narra o reencontro de um pai e uma filha que não se viam há muitos anos. Ele foi traficante nos anos 80, quando o comércio ilegal de drogas ainda mantinha um vínculo moral com a comunidade, e ela é uma jovem traficante nos dias atuais.

O espetáculo gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens, representados em cena por quatro atores que se alternam sucessivamente nos dois papeis, num jogo cênico em que nenhuma posição é fixa e onde a ficção está sempre sob o risco da realidade.

[ficha técnica]

Direção Isabel Penoni

Texto Marcia Zanelatto

Intervenção dramatúrgica Cia Marginal

Elenco Geandra Nobre, Jaqueline Andrade,

Phellipe Azevedo, Rodrigo Souza, Wallace Lino

Direção Musical Thomas Harres

Trilha sonora original Rodrigo Souza e Thomas Harres

Cenário Guga Ferraz

Figurino Raquel Theo

Luz Pedro Struchiner

Foto Ratão Diniz

Produção Mariluci Nascimento

Assistente de produção Priscilla Monteiro e Diogo Vitor

Realização Cia Marginal

OS ARTEIROS em

O QUE SERÁ DE NÓS DAQUI A 4 ANOS

13 E 14 DE AGOSTO às 19h

Nove crianças - todas nascidas em 2001 - residentes em um abrigo municipal, à espera de uma família adotiva que as retire daquela condição. Crianças destituídas de lar e estrutura familiar e com a formação comprometida, vivem amontoadas em abrigos públicos alimentadas pela esperança constante da chegada de alguém que as queira.  Crianças que, caso esse alguém não apareça nos próximos anos, serão lançadas ao mundo e à vida, sem base, sem alicerce, sem chão.

[ficha técnica]

Direção e Texto Fernando Barcellos

Produção Executiva Marcele Sampaio

Iluminação Gabriel Prieto

Elenco Bruna Ventura, Paloma Alves, Iago Pires,

Juliana Menezes, Nathy Veras, Jefferson Téofilo,

Emilly Amaral, Amanda Aquino, Jessica Petrovic

CIA DE TEATRO ABRAÇO DA PAZ em

NO PASSINHO DOS TABAJARAS

20 E 21 DE AGOSTO às 19h

Com um texto contemporâneo e bem humorado, o espetáculo usa o funk como fio condutor da história e a coreografia como recorte das cenas. A peça narra a história de Lequinho, um menino de origem humilde, cheio de sonhos, que, além de jogar futebol, adora dançar.

Criado na comunidade dos Tabajaras pela mãe, Lequinho arruma seu primeiro emprego, onde conhece uma jovem vendedora, por quem se apaixona. O rapaz ainda arruma tempo para ensaiar ao lado seus amigos dançarinos, na busca de realizar seu sonho de ser artista.

[ficha técnica]

Texto Jonas França

Direção Jonas França e Alex Borges

Assistente de Direção Luiz Felipe Botelho

Coreografia Rodrigo Costa

Figurino Leonardo Braza

Iluminação Jorge Raibott

Cenografia Leandro Tick

Trilha sonora Alex Borges e Rodrigo Costa e Breno Rogelio

Produção Alex Azevedo, Jonas França e Mikaela Oliveira

Elenco Alessandra Machado, Alex Borges, Alisson Santos, Camila Perez, Carla Fernandes, Fernando Braga, Guilherme Andrade, Jorge Silveira, Juliano Alvarenga, Leonardo Barroso, Nicolas Cabaneco, Paulo Stenkofp, Rodrigo Costa, Treison Lohan, William Ferreira, Yasmim Velozo

COLETIVO BONOBANDO em

CIDADE CORRERIA

27 E 28 DE AGOSTO às 19h

Um espetáculo sobre a cidade. A dramaturgia é fruto de um trabalho radicalmente coletivo, inspirada em imagens, filmes, situações cotidianas, histórias de vida e contos literários. O espetáculo não é uma história, é uma invasão, um transbordamento de nossas urgências cotidianas, nossas contradições, alegrias, delírios, feridas e potências. Uma cidade inventada, em deriva, que poderia ser a nossa cidade, ou qualquer cidade. Sejam bem-vindos à cidade caos, cidade contradição, cidade maravilhosa, cidade impedida, cidade carnaval, cidade invenção, cidade revolução. Cidade Correria.

[ficha técnica]

Dramaturgia Criação Coletiva

Direção Adriana Schneider e Lucas Oradovschi

Elenco Daniela Joyce, Hugo Bernardo, Igor da Silva, Jardila Baptista, Karla Suarez, Livia Laso, Marcelo Magano, Patrick Sonata, Thiago Rosa, Vanessa Rocha

Direção musical e trilha original Ricardo Cotrim

Funk "Xô sai pra lá" Marcelo Magano e Ricardo Cotrim

Direção de movimento Cátia Costa e Mariana Mordente

Direção de arte Fabiana Mimura

Iluminação Nina Balbi

Preparação corporal Cátia Costa

Direção de produção Karla Suarez

Produção executiva Marcelo de Brito

Linda e emocionante a apresentação do "O que será de nós daqui a 4 anos?" este final de semana na Gamboa <3 Fotos de Juliana Chalita

Publicado por Galpão Gamboa em Terça, 16 de agosto de 2016

No Passinho do Tabajaras - Cia de Teatro Abraço da Paz #ComunidadeEmAção Galpão Gamboa >>> SE LIGA <<<

Publicado por Galpão Gamboa em Quinta, 25 de agosto de 2016

O último dia do Comunidade em Ação com espetáculo Cidade Correria na Gamboa foi dia de casa lotada e muita vibe boa! Evoé!

Publicado por Galpão Gamboa em Quarta, 31 de agosto de 2016

:: Rua da Gamboa, 279, Rio de de Janeiro :: Telefone: 21. 98460-1350 / 98460-1351 :: galpaogamboa@gmail.com